23 de maio de 2012

Visita no SOS - Escola Municipal Matheus Maylasky

No período do dia 07/05/2012 a 17/05/2012 o SOS-ECO recebeu a visita da Escola Municipal Matheus Maylask.
Essa visita faz parte do SOS-ECO de portas abertas, projeto que se iniciou em fevereiro de 2012 que tem como objetivo levar mais conhecimento, relacionados ao Meio Ambiente para crianças e adolescentes, podendo assim mostrar todo processo de produção de mudas de arvores nativas (que são plantadas em nosso município pela Secretaria do Meio Ambiente), cultivo de hortaliças e oferecer Educação Ambiental a esses alunos.
Durante esses dias 420 alunos da escola Municipal (alunos de 5º a 8º série do Ensino Fundamental) visitaram o SOS-ECO, as visitas foram monitoradas e os alunos aprenderam todo o processo de produção de mudas, como: coleta de sementes, beneficiamento , germinação e transplante para tubetes ou saquinhos. Conheceram também a estufa de hidroponia a vaso, a qual possuímos mini abobora e aboboras sortidas e visitaram nossos canteiros com produção de verduras e legumes e o pomar com diversas arvores frutíferas.
Cada grupo tinha 30 alunos (todos da mesma classe) e por dia recebemos 2 grupos totalizando 60 alunos. Os alunos vieram no período da manha e cada classe teve uma visita de 1:15 de duração.
Após a visita cada turma participou de uma oficina. Os alunos da 5º a 7º série realizaram a Oficina de Mini horta em garrafa pet que consistiu em fazer um vasinho com a garrafa pet e dentro de cada garrafa foi colocada terra, areia e adubo e plantada 1 muda de salsinha e 1 de cebolinha. Já os alunos da 8º série realizaram a Oficina de Sabão Ecológico que consistiu na fabricação de sabão através do óleo de cozinha usado; cada turma da 8 trouxe 5 litros de óleo podendo assim ser feito 35 pedras de sabão.
Todos os alunos participaram bastante das atividades, realizaram muitas perguntas e se divertiram, pois muitos nunca tinham tido contado direto com a natureza e não sabiam como nasciam determinados legumes e verduras e não tinham idéia de como era o processo de produzir uma muda de árvores.
Ao final da visita e das oficinas os alunos que tinham chácara, sitio ou um quintal com bastante espaço levaram para suas casas 1 muda de árvore nativa dentre as varias espécies que temos em nossa estufa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário